Jornada Mineira do Patrimônio Cultural reforça importância de patrimônios barbacenenses

Alunos do Ifet em visita guiada num roteiro 
cultural pelo centro da cidade.
Foto: Sérgio Ayres
Conhecer o patrimônio cultural de Barbacena através de visitas guiadas. Essa é uma das atividades da cidade na terceira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. E as visitas guiadas ao centro histórico de Barbacena apresentam outro atrativo: são acompanhadas por guias culturais da terceira idade, senhoras que fazem parte do grupo Feliz Idade.  O roteiro, que dura cerca de duas horas, inclui igrejas, praças, monumentos e imóveis de valor histórico e arquitetônico como o Palácio da Revolução Liberal.
As primeiras atividades de Barbacena aconteceram logo no início do mês, o grupo de mulheres da terceira idade, após participarem do curso de capacitação em Educação Patrimonial, guiou a turma de Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Educação Técnica (Ifet), em visita aos patrimônios culturais da cidade. De acordo com Sérgio Cardoso Ayres, gerente Municipal de Patrimônio e Cultura, o curso de capacitação em Educação Patrimonial tem o objetivo de formar guias culturais que exponham a estudantes a relevância da história e do patrimônio cultural da cidade. “A atividade acontece de forma diferenciada, é um encontro de diferentes gerações. As guias culturais têm a oportunidade de passar para os jovens alunos experiências vivenciadas por elas. É aí que o tema da jornada, Quando a Minha História conta a História de Todos, ganha seu sentido de existir”, afirma Sérgio Ayres.
A Jornada Mineira do Patrimônio, realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/ MG) em parceria com o governo do estado, dá oportunidade às cidades mineiras, que inscreveram atividades, de participarem do evento e reforçarem a importância do patrimônio cultural em suas regiões. Para Ayres, o tema da Jornada este ano, Quando a minha história conta a história de todos, contribui para “sensibilizar a sociedade no que diz respeito ao reconhecimento e transmissão de seus valores culturais”. Ele ainda lembrou que, além de garantir cultura gratuita e de fácil acesso para a população, os projetos culturais ainda podem gerar mais pontos no ICMS cultural, garantindo mais recursos para a cultura.
A próxima turma a participar da programação da Jornada é composta por alunos do 4º ano da Escola Municipal Embaixador Martim Francisco – CAIC. Para a supervisora do ensino fundamental da escola, Aparecida Eliane Fontes, a iniciativa é muito importante para a formação dos alunos. “Nossos alunos estudaram sobre a cidade durante o primeiro semestre, a culminância desse estudo seria uma visita ao museu de Barbacena, a visita guiada casou perfeitamente com nossa proposta. A importância desse tipo de atividade reside no fato de formarmos cidadãos mais conscientes social, cultural e politicamente falando”, conclui.
Durante todo o mês de setembro a cidade de Barbacena, através da Fundac, desenvolverá atividades que compõem a 3ª Jornada Mineira do Patrimônio. Além das visitas guiadas, compõem a programação: a Festa de Santa Efigênia, com apresentação dos grupos de congado da região e a colocação de placas indicativas em cerca de 50 bens tombados pelo município.

Confira a Programação para a cidade de Barbacena
Data
Atividade
12.09
Visita guiada a patrimônios culturais da cidade.
13.09
Visita guiada a patrimônios culturais da cidade.
18.09
Apresentação de grupos de congado da região.
20.09
Visita guiada a patrimônios culturais da cidade
27.09
Visita guiada a patrimônios culturais da cidade.
Durante todo o mês de setembro
Colocação de placas indicativas em cerca de 50 bens tombados pelo município.

Outras informações sobre as atividades desenvolvidas em Barbacena podem ser obtidas pelo telefone 3331-5503.
Cidades do Campo das Vertentes como, São João del-Rei, São Tiago, Barroso, Lagoa Dourada e Resende Costa, também terão atividades na terceira Jornada do Patrimônio Cultural. Confira Programação completa no endereço http://www.jornada.mg.gov.br/index.php#programacao.

Texto: Ingrid Andrade



--
Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.

Um comentário:

  1. eu sou dessa turma da foto esta errado pois essa e a turma do 1º ano técnico em Hospedagem Integrado ao ensino médio(2011)

    ResponderExcluir



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes