Jean Carlos é superação e determinação


No dia a dia é possível observar muitas pessoas vencendo na vida, independentemente de suas limitações; basta terem a oportunidade de mostrar que são capazes. Jean Carlos Fernandes, de 31 anos, o Dico, como é conhecido, é um exemplo dessas pessoas que contribuem de forma singular para a sociedade.

“Foi através do acidente que tive alguns anos atrás, que hoje, aos poucos e com muita força de vontade e fé, busco superar isso. Não tenho condições de fazer mais as coisas como fazia; então aproveito para colocar isso na confecção de objetos de madeira que faço, como imagens do cotidiano da roça, cavalos, vacas, carro-de-bois, charrete. Também uso a minha inspiração para fazer pinturas de paisagens, flores e animais. Acabo fazendo de tudo um pouco, mas tenho me aperfeiçoado”, relatou o artista, que nunca deixou de ter esperança, deu a volta por cima e aproveitou o momento para desenvolver e investir no artesanato.

Dico é como os grandes artistas da nossa história. Ele mesmo contou que para fazer uma peça ou pintura é preciso inspiração:

– “Para fazer uma peça, preciso de muita inspiração que vem do coração. Assim, quando imagino, já penso logo nos detalhes e faço o primeiro desenho na madeira, que se tornará o início de uma obra. Penso nas cores, nos acessórios e tudo mais. As pinturas também partem do olhar de lugares das regiões onde já fui”.



Dico explicou ainda como se dá o processo e o tempo de confecção das suas obras:

– “As peças dependem do tamanho e do objeto. O quadro de pintura levo uma semana para fazê-lo. O cavalinho, por exemplo, em torno de três dias, pois tenho que cortar a madeira, talhar, pintar e montar o arreio. O carro-de-bois demora aproximadamente um mês, por ser maior. Como fico só sentando, acabo sendo um pouco limitado. Todas as minhas peças são artesanais e eu que as produzo em minha casa.”

Jean Carlos sempre teve o apoio de sua família, dos amigos e da comunidade são-tiaguense. “Primeiramente agradeço a Deus por ter me sustentado e dado forças, desde o acidente até este minuto. Depois, à minha família (meus pais e às pessoas com quem vivo). Todos nós temos problemas, mas nunca desista de seus sonhos. Quando você pensa ser o fim de tudo, Deus te dá forças para recomeçar e pessoas para te ajudar a chegar onde quiser, fazendo com que a sua vida se torne algo novo”, declarou.

Visite  o facebook do Jean Carlos Fernandes para conhecer mais sobre ele.


Texto: Marcus Santiago/VAN
Fotos: Marcus Santiago

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes