Inscrições abertas para oficineiros e palestrantes
A Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São João del-Rei, abre inscrições para a semana
de palestras e oficinas a serem realizadas entre os dias 6 e 10 de outubro de 2014.
Para inscrever uma palestra ou oficina, os interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição até dia 25 de setembro; o resultado da seleção sai no dia 29 de setembro.
O público alvo das palestras e oficinas são os alunos do ensino médio e fundamental,
dos turnos da manhã, tarde e noite. O trabalho será voluntário, ou seja, sem nenhuma
remuneração. Os participantes receberão certificado de participação no evento. Portanto, é
importante que a ficha de inscrição seja preenchida corretamente e enviada para o seguinte
Link de inscrição para oficinas:
https://docs.google.com/forms/d/1aDNdGDoLTeifNCsW9gYxD-pMzO65JrCIZN4YRp_FhJw/viewform
Link de inscrição para palestras:
https://docs.google.com/forms/d/1RiFgAvjPVUThc-7oTZpN2H6hnA1HIOlK0gL4nUv1Ww0/viewform
Por Lucas Marcus
Conheça os teóricos fundadores da Educomunicação:
Entendendo a educação como uma atividade que depende diretamente do ato comunicativo para efetivar a construção do conhecimento, o pensamento pedagógico de Freire teve grande influência sobre a formação da comunicação popular comunitária que, por sua vez, tem ascensão sobre a educomunicação.
O legado de Paulo Freire vai desde teorias a práticas transdisciplinares que buscam o diálogo capaz de despertar o desenvolvimento de um sujeito consciente do seu papel na sociedade para a construção de um mundo melhor. Como educador, Freire passou a ter grande repercussão nos anos 1960, ao desenvolver um projeto de alfabetização de trabalhadores rurais no Nordeste.
Nascido em 19 de setembro de 1921 na cidade do Recife, no seio de uma família de classe média, vivenciou desde pequeno a pobreza e a fome, durante a depressão de 1929. Dedicou sua vida a compreender a educação como um instrumento de transformação social. Educador, sendo um dos grandes pensadores da pedagogia mundial, Freire é autor, dentre outros, da Pedagogia do Oprimido, um diferente método de alfabetização que abrange não somente o fato de ler, mas tambem a visão de mundo do alfabetizado, estabelecendo um diálogo horizontal entre professor e aluno.
Aline Margotti, Raquel Lopes e Samuel Rabay
Néstor García Canclini considera o consumo uma das principais características da cultura contemporânea. Extingue as fronteiras entre massivo, popular e culto, o que denominou de cultura híbrida, dando um novo (ou outro) sentido à noção de globalização, surgindo novas formas de identidade cultural. Para investigar esta cultura híbrida, Canclini utiliza um enfoque que resulta da combinação da antropologia com a sociologia, da arte com os estudos das comunicações.
De acordo com o antropólogo, são três os motivos que levaram a esta cultura híbrida: variedade cultural, que resulta da queda da hegemonia; disseminação de gêneros impuros, como na música, por exemplo; e a desterritorialização, que parte da ideia de território como espaço de estabilidade e organização, sendo desterritorializar uma ação que busca descobrir novas ideias além das previstas.
Uma obra bem conhecida do autor é “Consumidores e cidadãos”, em que reflete sobre o consumo como um processo sociocultural que abrange a apropriação e o uso dos produtos.
Canclini propõe em “Estrangeiros da Tecnologia e da Cultura” analisar de forma interdisciplinar o impacto das mudanças tecnológicas na cultura e nas relações sociais. As antigas formas de migrações criam uma relação intercultural entre os agentes através de presença física. Hoje, com os avanços tecnológicos, a troca entre culturas criou caminhos diferentes. “Uma das chaves para se perceber o que a comunicação chama de migração do analógico para o digital, ou seja, a experiência de estranhamento que nós, adultos, sentimos diante de um jovem nativo das novas tecnologias”. Canclini explica que este sentimento de estrangeiridade tecnológica ocorre nas culturas atuais, deixando parte da sociedade alheia ao conhecimento e criando uma nova hierarquia na educação.
Considerado um dos principais investigadores da comunicação, cultura e sociologia da América Latina, o argentino foca seu trabalho na pós-modernidade e na cultura. Estudou filosofia, sendo que atualmente é professor universitário no México.
0 comentários:
Postar um comentário