Educomunicação

Inscrições abertas para oficineiros e palestrantes

A Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, em São João del-Rei, abre inscrições para a semana 
de palestras e oficinas a serem realizadas entre os dias 6 e 10 de outubro de 2014.

Para inscrever uma palestra ou oficina, os interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição até dia 25 de setembro; o resultado da seleção sai no dia 29 de setembro. 

O público alvo das palestras e oficinas são os alunos do ensino médio e fundamental, 
dos turnos da manhã, tarde e noite. O trabalho será voluntário, ou seja, sem nenhuma 
remuneração. Os participantes receberão certificado de participação no evento. Portanto, é 
importante que a ficha de inscrição seja preenchida corretamente e enviada para o seguinte 

Link de inscrição para oficinas:
https://docs.google.com/forms/d/1aDNdGDoLTeifNCsW9gYxD-pMzO65JrCIZN4YRp_FhJw/viewform

Link de inscrição para palestras:

https://docs.google.com/forms/d/1RiFgAvjPVUThc-7oTZpN2H6hnA1HIOlK0gL4nUv1Ww0/viewform


Por Lucas Marcus

Projeto na Escola Garcia


O que é a Educomunicação?

A Educomunicação é um processo baseado no dialogo e na não hierarquia na sala de aula, buscando reduzir a evasão e promover o uso dos meios de comunicação para ampliar a capacidade de expressão e comprometimento social do indivíduo.


A partir da Educomunicação, os meios de comunicação começam a ser utilizados também pelas instituições de ensino, alunos e professores, tanto para desenvolver o processo ensino-aprendizagem,  quanto para atuar a comunidade em geral.

Levando práticas educomunicativas para a Escola Estadual Dr. Garcia de Lima por meio do projeto Reinventando o Ensino Médio, os alunos passam a ter conhecimento básico das práticas jornalísicas e de produção de conteúdo.  Assim, a interação dos campos de educação e dos canais midiáticos potencializam a formação crítica dos alunos, levando-os a novas experiências. 

Garcia de Lima sedia a primeira versão do projeto Reinventando o Ensino Médio

A E.E. Dr. Garcia de Lima recebe o piloto do projeto Reinventando o Ensino Médio, na cidade de São João del-Rei. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais  tem como intuito repensar o Ensino Médio nas escolas estaduais mineiras e propõe um currículo mais integrado com o mercado de trabalho. Além das disciplinas tradicionais, os estudantes poderão escolher uma  entre três opções voltadas para áreas de empregabilidade. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas reforçam a base de raciocínio e aprendizagem dos estudantes, aumentando a perspectiva para atuação no mercado de trabalho.

Inicialmente implantado, em 2012, em 11 escolas de Belo Horizonte o projeto foi ampliado, atingindo 122 escolas em todas as regiões de Minas Gerais. A estimativa é de que no próximo ano o projeto chegue a 2.164 escolas de do Estado.  

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes