Nossa Equipe

A Vertentes Agência de Notícias (VAN) nasceu em 2010, fruto de ideias da primeira turma de Jornalismo Internacional, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Apresentado no XVI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste - Intercom Sudeste na primeira semana de maio de 2011 pelo aluno Paulo Eduardo Assis Maia, o projeto visa criar uma agência de notícias regional, a fim de realizar angulações locais de eventos internacionais ao mesmo tempo em que se coloca em pauta e em circulação mais ampla os materiais noticiosos de ocorrência local.


Antes era Projeto, em 2013 com a aprovação pela Proex/UFSJ a VAN torna-se um  Programa de Extensão da UFSJ - agora em 2014, aprovado pela FAPEMIG  -, a Agência passa a trabalhar com:
- maior interação com os editores de mídia para a inserção das matérias da VAN nos jornais, revistas, emissoras de rádio e TV da região;
- captação de novos leitores com conteúdos mais atentos às expectativas de usuários dos mais diversos meios (desde o impresso até o digital);
- formação de uma nova geração de leitores críticos da mídia regional, atentos aos direitos universais à comunicação e liberdade de expressão;
- produção e divulgação de eventos acadêmicos, culturais e informacionais.

O Programa VAN é organizado a partir de 5 eixos:


Eixo 1 -Coordenação geral
Profª. Drª. Filomena Bomfim, myosha@gmail.com
Bolsista: Willian Carvalho, wjcjornalismo@gmail.com

Responsável pela produção de conteúdo de interesse regional, levantamento de pautas, mapeamento de fontes e definição de estratégias de relacionamento com os públicos da agência e formas de apresentação e distribuição multimídia do conteúdo. A veiculação de notícias está em vigor na edição atual do projeto de extensão e se pretende qualificar esse fomento com os eixos 2 e 3 e ampliar a transmissão de informações com o eixo 4.


Eixo 2 - Subcoordenação de revisão de textos e práticas educomunicativas
Prof. Dr. Paulo Henrique Caetano

Responsável pela revisão textual das notícias a serem postadas no site da VAN e encaminhadas à mídia regional. Aproveitamento do processo da revisão como estratégia educomunicativa, a partir da qual os alunos vão avaliar suas produções e entender como melhorar a escrita jornalística atenta às demandas informacionais da comunidade regional.


Eixo 3 - Subcoordenação de Multimeios
Profª. Msª. Alessandra de Falco, alessandrafalco@ufsj.edu.br

Tendo em vista as potencialidades web, que requerem complementaridade de códigos para a transmissão de notícias e possibilidade de imersão no conteúdo, a VAN cria essa subcoordenação para trabalhar a veiculação dos conteúdos informacionais dinâmicos com hipertextos, áudios, vídeos e fotografias. Isso de forma separada e também integrada (multimídia) de acordo com os perfis dos diferentes públicos. O leitor poderá ter o aprofundamento nos conteúdos através de diferentes meios (impressos, digitais, audiovisuais). Os alunos, em interação com a comunidade, terão a experiência do uso de diversos recursos para trabalhar a produção, divulgação e reflexão sobre a informação de cunho jornalístico.


Eixo 4 - Subcoordenação de Assessoria de Comunicação
Prof. Ms. Ivan Figueiredo, ivanvasconcelos@ufsj.edu.br
Bolsita: Bárbara Barreto

Responsável pela visibilidade e relacionamento da VAN com os públicos (mídia regional, leitores em potencial e estudantes). Metas: (i) ampliação e fortalecimento das relações da agência com as mídias regionais (ii) captação e fidelização de leitores por intermedio das redes sociais (iii) formação de cidadãos-leitores críticos da mídia em São João del-Rei (iv) produção e divulgação de eventos acadêmicos, culturais e informacionais


Eixo 5: Subcoordenação de Informática
Profª.  Profª. Msª Elisa Tuler de Albergaria 
Bolsista: Patrícia Brito
Responsável pela criação de sistemas, programas e soluções de informática, visando dar suporte ao trabalho de fomento de notícias da agência.
Equipe de colaboradores:

Redação / Produção:
Aléxia Pinheiro (Geral)
Bárbara Barreto (Geral)
Bruna de Faria (Tirinhas)
Brunno Santos Pereira (Editoria de Esportes)
Camilla Silva (Geral)
Cristiano Giovanni (Editoria de Esportes)
Déborah Vieira (Correspondente Ritápolis/Geral)
Diego Cabral (Editoria de Esportes)
Douglas Batista (Correspondente Barroso/Tirinhas)
Jederson Lucas (Geral)
João Henrique Castro (Editoria de Esportes/Geral)
João Victor Millitani (Geral)
Juliana Sousa (Correspondente de Prados)
Leonardo Duque (Geral)
Mariana Veríssimo (Geral)
Richardson Freitas (Geral)
Sarah Rodrigues (Geral)
Silvia Cristina Reis (Correspondente Tiradentes/Agenda VAN - Tiradentes)
Viviane Basílio (Correspondente Barroso)
Willian Carvalho (Correspondente Rio das Mortes/Geral)

Revisão:
Cintya Cardoso (cintyajb.silqueira@yahoo.com.br)


Conheça o Manual de Redação e Estilo VAN utilizado pelos estudantes que produzem conteúdo para a Vertentes Agência de Notícias.



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes