Tiradentes é contemplada com Programa Mais Médicos

Médica cubana que chegou na semana anterior, já iniciou as suas atividades de atendimento no município


A nova profissional da saúde chega à cidade com a tarefa de ajudar o sistema de saúde público que já contava com três médicos clínicos gerais. O pedido ao Governo Federal por um profissional do programa Mais Médicos foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde da cidade, que percebeu através de uma pesquisa a necessidade do município de mais um profissional que ajudasse na proposta de atendimentos com maior efetividade e rapidez diante da demanda da população.

Com essa iniciativa, o quadro de médicos do município é considerado completo pela subsecretária de Saúde, Noêmia Ramalho. que agora, trabalha com mais quatro clínicos gerais, um pediatra e um ginecologista. 

Diante disso, a subsecretária conta que a chegada da médica cubana Y’acquelin Castro "foi uma atitude acertada, pois ela é uma excelente profissional". E ainda afirma que: “Sua vinda para a nossa cidade propiciou a possibilidade de estarmos com nosso quadro de médicos completo”. 

A nova médica do município já começou seus trabalhos, que giram em torno de atendimentos na Unidade Mista de saúde e nos postos de saúde da zona rural do município. 

Y’acquelin relata: “Minha maior dificuldade é a comunicação e poder receitar remédios”. Ela explica que o problema dos remédios é que aqui no país eles têm nomes de seus fabricantes e não seu nome químico como acontece em Cuba. Essas foram suas únicas ressalvas diante de tanta mudança que a profissional sofreu nesses últimos meses.

Essa nova contratação foi aprovada pela população evidenciada pela fala de João Bosco dos Santos que conta que gostou muito do atendimento da médica e da atenção e a forma como ela lidou com seu problema. Com essa aceitação por parte dos cidadãos tiradentinos,  mostra que apesar de ser uma cidade pequena, Tiradentes tenta suprir as dificuldades da saúde pública que afligem todos os municípios do país. 

Texto: VAN/Rafael Silveira
Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes