Mestre Telê e a sua trajetória em São João del-Rei



Telê seus irmãos Atiê, Jorivê e equipe do América em 1948

Quem poderia imaginar que um dos maiores técnicos da história do futebol mundial saiu do campo na Avenida Leite de Castro? O franzino garoto Telê Santana da Silva foi jogador e filho do fundador do América de São João del - Rei. Aos 18 anos, foi para o Rio e Janeiro e começou uma das mais ricas trajetórias do futebol brasileiro.  

Nascido em Itabirito, em 1931, Telê foi criado pela tia, porém com o falecimento de dona Maria Faustina da Silva, o garoto teve que se mudar para a casa dos pais, em São João del-Rei. Chegando à cidade, o jovem não poderia ter encontrado um cenário melhor: Seu pai João Veríssimo da Silva, tinha fundado o América Recreativo e Futebol. “O Sr. Zico (pai), era presidente e treinador, ele dominava a coisa, era bravo e não admitia moleza em campo”, conta o Sr. José Dilascio Teixeira, primeiro secretário do clube, hoje com 88 anos.

Em São João del-Rei, o adolescente prosseguiu com sua vida. Ex-colega de classe de Telê, Dona Zouma Maira Bassi lembra de uma curiosa história: “Eu ganhei de presente do meu avô uma caixa de lápis com 24 cores. O Telê pediu um, e eu falei que, se tirasse, ficaria incompleto. Ele foi na minha ausência e pegou um, eu briguei com ele e, como recompensa, ele meu deu uma caixa nova”, conta ela, que foi a primeira rainha do América e esposa do Sr. José Teixeira.   

João Veríssimo da Silva?

A paixão pelo futebol de Telê Santana era algo comum na família. Seu pai foi goleiro do América Mineiro entre 1927 e 1928. Um fato curioso sobre o Sr. Zico era que, até a adolescência, era conhecido por outro nome. Segundo seu sobrinho Jorivê Jr., quando seu tio foi buscar o documento de identidade em Belo Horizonte, deixou sua impaciência falar mais forte: “Quando vovô saiu do interior - e naquela época tudo era mais difícil - para procurar sua certidão de identidade, chegou lá, tinha uma com o nome João Veríssimo. A partir daí, ele adotou esse nome, se casou e foi sepultado com ele”, conta Jorivê.


Ata oficial do América com assinatura do Pai de Telê e do Sr, José Teixeira

Há controvérsias

Após se destacar nos gramados são joanenses, Telê despertou a atenção de pessoas ligadas a clubes cariocas. Porém, sua saída do América rendeu várias histórias. Para muitos, o jogador foi para o Rio de Janeiro jogar no Fluminense. Entretanto, há uma história, contada pelo seu sobrinho, Jorivê Jr., de que, na verdade, Telê teria ido para o Botafogo. Na sede do time da estrela solitária, um olheiro do Fluminense teria pedido ao jogador que “pulasse o muro” para ir jogar na equipe das Laranjeiras. 
Seu pai, que se importava com a palavra empenhada, não queria que o filho jogasse no Fluminense, pois já tinha se comprometido com o Botafogo. Apesar dos esforços do Sr. Zico, Telê vestiu a camisa tricolor. 

Jogador e Treinador

No time carioca, Telê ganhou reconhecimento nacional. Tanto que foi organizado o concurso “Dê um slogan para Telê Santana e ganhe 5 mil cruzeiros”. O apelido escolhido foi “Fio de esperança”, pois o jogador era franzino, pesava 57 kg. Ainda como jogador, teve passagens por Guarani, Madureira e Vasco da Gama. 

Iniciou sua carreira de treinador nas categorias de base do Fluminense. Posteriormente, treinou o time profissional. Foi campeão carioca pelo time tricolor, em 1969. Pelo Atlético Mineiro, foi campeão brasileiro em 1971. Passou pelo Botafogo, Grêmio e Palmeiras, até chegar à Seleção Brasileira, em 1980, que, para muitos, foi o melhor time de todos os tempos. Após os derrotas nas Copas de 1982 e 1986, Telê foi taxado de “pé frio”, mas nem por isso se deixou abater.  “Telê era um cara centrado, nunca se lastimava, sempre focado. Muito alegre na família e muito carrancudo fora”, revela o sobrinho Jorivê Jr. 

Apesar de ter retornado algumas vezes a São João del - Rei, alguns integrantes da velha guarda do América  ficaram ressentidos com a ausência de Telê na cidade. Segundo José Teixeira, primeiro secretário do clube, o treinador não deu atenção ao clube são joanense. 
Depois das derrotas em copas, Telê deu a volta por cima, consagrando-se bicampeão mundial pelo São Paulo. 

O mestre Telê faleceu em abril de 2006, aos 74 anos. O vice-presidente do América Celso Pinto se comprometeu a manter viva a memória do treinador: “Faço questão de procurar os clubes que Telê tem uma história, para fazer viva a sua memória. Fala-se muito em Itabirito, mas a verdadeira história foi em São João del-Rei. Foi a escada para alcançar algo maior na vida.” 

Telê com o troféu do mundial de clubes

Texto: VAN/Diego Cabral, Barbara Barreto e João Henrique Castro 
Foto de Capa: Face do América, divulgação 
Foto Documento: Diego Cabral
Foto Final: Divulgação 

4 comentários:

  1. Taí uma história que eu não sabia. Mto lagal saber que a nossa cidade faz parte da história de uma lenda do futebol como Telê.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa história, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  4. Que bom saber disso, deviam investir mais nessa história aqui em SJDR

    ResponderExcluir



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes