Bicicleta: sustentabilidade sobre rodas em SJDR

Utilizamos veículos de transporte para otimizar o tempo. Além disso, vivemos em uma sociedade que tem suas bases no transporte rodoviário. A forma com que o número de veículos motorizados aumenta no Brasil, de aproximadamente 420 mil nos anos 50 para 25,5 milhões na última década, segundo a Agência Nacional de Transportes Públicos, isso não mudará. Estamos então caminhando no sentido contrário à tão sonhada mobilidade um dia alcançada, paradoxalmente, com os veículos.


Atitude
Então que tal pensar em uma possibilidade de ir para o trabalho ou para a escola de forma mais barata, mais sustentável e mais saudável? Se você está pensando que a solução é a “mais nova super moderna invenção da ciência”, está enganado. A solução está muito mais perto e é talvez mais antiga do que você possa imaginar. Apresento a vocês a bicicleta. Meio de transporte movido a propulsão humana e que está nas ruas desde o século XIX. Já passou por milhares de modelos e adaptações até chegar, hoje, nos super anatômicos e confortáveis, tornando-se também modalidade esportiva.
A população de alguns países já tem adotado de forma séria o uso da bicicleta como meio de transporte e, para isso, cidades tem se adaptado totalmente para oferecer esse tipo de serviço, com ciclovias, sinalização e estacionamentos adequados. Essa atitude é um alerta de que existe a conscientização e que é preciso alguma atitude com relação à sobrevivência do planeta e o uso de combustíveis fósseis.
Essas grandes cidades também superaram o tabu de que o uso da bicicleta fora do lazer, ou seja, como meio de transporte é uma alternativa apenas das classes mais baixas. O uso então desse veículo tem sido sinônimo de responsabilidade social e ambiental, um dos pilares da sustentabilidade, tão almejada nos dias de hoje.

Bicicletas são-joanenses

Em São João del-Rei, cidade de médio porte, a bicicleta é de uso recorrente por trabalhadores, universitários e adolescentes que mantêm esse hábito. A estudante Ana Gabriela Lima, faz uso consciente do veículo. Para ela, além da liberdade que a bicicleta permite, em relação ao transporte público é muito mais econômico.
Esse é outro fator muito importante quando se pensa no uso da bicicleta. Sua manutenção deve ser feita regularmente como a de qualquer veículo, mas se comparado à moto e principalmente ao carro pode chegar a custar apenas 1/3 daqueles, segundo o mecânico de bicicletas, David Santos
Essa opção também estimula o professor universitário Paulo Henrique Caetano que possui carro e frequentemente utiliza a bicicleta para ir ao trabalho. Mas a responsabilidade com o meio ambiente é sua principal motivação. Para Paulo, existem várias vantagens em se utilizar a bicicleta; a sustentabilidade, a economia, o lazer e o exercício físico.
Tanto Ana Gabriela como Paulo reconhece utilizar a bicicleta também como alternativa para a prática de exercícios. Algo que pode conciliar a rotina com uma vida menos sedentária.

Saúde também interessa!
Para o educador físico e personal trainer Marco Vinícius Sima, você pode ter inúmeras razões para utilizar a bicicleta regularmente como meio de transporte. Marcos diz que essa prática é recomendada para todas as idades, pois além de controlar taxas de gordura, açúcar e colesterol (lembrando que é necessária uma dieta balanceada, pois não existem milagres!), é extremamente eficaz para o sistema cardiorrespiratório, ou seja, para o condicionamento físico.
Mas se você já está começando a olhar para sua bicicleta de forma diferente, espere, pois as boas notícias não acabaram.
Segundo o cabo Robson, do 38º Batalhão de Polícia Militar de São João del-Rei, não há um número exato de acidentes envolvendo ciclistas, mas entre as ocorrências diárias, a minoria envolve acidentes com bicicletas. Ainda segundo o cabo, existe um respeito do motorista com o ciclista, um respeito maior do que o que é dado ao motociclista, por exemplo, ou ao pedestre. Mas o policial alerta que “é preciso que os ciclistas de São João também façam sua parte. Obedecer às leis de trânsito, como não furar sinais ou andar na contramão, ajuda no melhor funcionamento da cidade e numa maior segurança para o usuário”. Usar equipamentos de segurança também é indispensável, principalmente se for trafegar por vias de fluxo intenso, mesmo em São João del-Rei. A cidade ainda é deficitária na assistência ou incentivo ao uso desse veículo. Existe apenas uma ciclovia na cidade com apenas 1,5 km e que liga o final da Avenida Leite de Castro ao Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei. Mas o Plano Diretor da Cidade, proposto em 2006, prevê a regulamentação do trânsito de veículos pesados, leves e de bicicletas, sobretudo nas áreas de preservação ambiental e cultural, garantindo condições adequadas de mobilidade (inciso 2, artigo 55 da seção 1 do capítulo 3 do título 6) Na tentativa de mais informações sobre quais mudanças seriam implementadas, nenhum órgão da administração municipal soube informar.
Mas isso não deve ser um desestímulo. Conforme o aumento no número de adeptos do uso regular da bicicleta, melhor os administradores poderão enxergar a necessidade de investimentos e mudanças para uma melhor qualidade do trânsito e de toda população de São João del-Rei.

Texto: Luis Gustavo  Silva dos Santos
Foto: euvoudebike.com
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Um comentário:

  1. aew valeu achei o que eu queria o problema e que , nao tem como copiar pra faser o trabalho

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