Gravação do CD “Missa e Credo nº 5” completa dez anos

Foto: Arquivo Ribeiro Bastos

Sob a regência do maestro Paulo Miranda, o CD Missa e Credo nº 5 foi gravado como produto final de oficinas do 14º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, que esse ano apresentou sua 24ª edição. A gravação, que ocorreu na Igreja de São Francisco de Assis e contou com poucos recursos, tinha como objetivo deixar um registro da obra do Padre José Maria Xavier (1819 – 1887).
A ideia do projeto veio do maestro Paulo Miranda e, segundo ele, teve grande apoio da atual vice-reitora da UFSJ, Valéria Kemp. O maestro coordenava à época a área de música erudita do Inverno Cultural e era responsável por toda a realização de oficinas e eventos. “Eu achava importante deixar alguma coisa registrada porque passavam-se os Invernos Culturais e nada ficava gravado”, conta.
O projeto consiste na revisão da partitura da Missa nº 5, na produção de um CD e na edição de um livro com a partitura revisada e as partes cavadas (as partes separadas de cada instrumento). O maestro destaca a importância de um projeto como esse para São João del-Rei, terra do autor da Missa, Padre José Maria Xavier:
- “Nós queríamos valorizar as coisas da cidade”.
Segundo Paulo Miranda, os recursos para a gravação do CD eram escassos. Contudo, ele diz que o objetivo não era qualidade, mas sim fazer um registro da obra. O maestro conta, ainda, que a maioria dos músicos envolvidos na gravação eram membros das bicentenárias orquestras de São João del-Rei que perpetuam o barroco mineiro – a Lira São-joanense e a Orquestra Ribeiro Bastos – responsáveis, inclusive, pelas partituras originais. Além deles, a gravação também contou com músicos que faziam oficinas no Inverno Cultural na época. Ao todo, cerca de 80 pessoas fizeram parte do projeto, entre orquestra, coro e regência.

Missa nº 5
Foto: Violeta Cunha
A Missa (Kyrie e Glória) nº 5 e as Matinas do Natal são as duas obras do compositor e instrumentalista Padre José Maria Xavier, cujas partituras foram editadas em Munique, na Alemanha, fato singular na música sacra oitocentista mineira.
Padre José Maria Xavier nasceu em São João del-Rei e estudou no Seminário de Mariana. Sua obra contém mais de cem composições, com manuscritos conservados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. A Missa nº 5 é composta de cinco partes: Kyrie, Glória, Credo, Sactus e Agnus Dei.

Resultados
Seguindo o exemplo do CD “Missa e Credo nº 5”, o maestro Paulo Miranda gravou, no ano seguinte e também através do Inverno Cultural da UFSJ, um CD da Banda Theodoro de Faria, grupo são-joanense com mais de 100 anos. Ele conta que possui alguns exemplares dos CDs em casa e até hoje quando viaja sempre presenteia pessoas importantes do meio musical sacro como forma de divulgação. Os interessados podem ter acesso a esse material na biblioteca do Conservatório Estadual Pe. José Maria Xavier, situado à Rua Padre José Maria Xavier, 164, no centro de São João del-Rei.

Texto: Quéfrem Vieira

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes