Mulheres já contam com atendimento especializado em SJDR



"Entre todos os obstáculos físicos, hoje a maior dificuldade enfrentada na delegacia é a falta de material humano, como psicólogas e assistentes sociais". Essa foi a confissão da Delegada Alessandra Aparecida Bortolini, responsável pela Delegacia de violência contra a mulher em São João del-Rei. Nessas seções, pelo fato de serem especializadas na proteção das mulheres, há um tratamento mais atencioso e totalmente voltado para o bem estar da vítima.

A lei Maria da Penha veio para atender de forma mais dirigida os direitos das mulheres; além disso, ela trouxe consigo o surgimento das delegacias especializadas na proteção à mulher. Infelizmente, ainda não são todas as cidades que possuem essas delegacias; por isso, os boletins de ocorrência podem ser feitos normalmente em qualquer departamento de Policia Civil.

Entretanto, às vezes, as vítimas não são localizadas, o que atrapalha bastante o processo. A Delegada ainda contou que algumas vítimas retiram as queixas, após a instauração do processo, dizendo que foi somente uma briga e que, por isso, querem desistir do processo. Ela ressalta que, dependendo do andamento do mesmo, já não se pode retirar a acusação, sobretudo quando há denúncia de lesão corporal.

Nos plantões regionais, o delegado pode receber ocorrência de até 18 cidades da área sob sua jurisdição; depois disso, essas denúncias são encaminhadas para o delegado da respectiva cidade.

“As mulheres precisam se conscientizar que seus direitos têm que ser preservados; às vezes, elas tem vergonha, mas precisam procurar uma delegacia, ou uma pessoa que saiba, como amigos ou vizinhos, que podem também ligar para o 180”, finalizou.

Nas delegacias especializadas, o atendimento é feito de mulher para mulher, com um acolhimento mais preservado. A lei Maria da Penha cita que a abordagem tem que ser feita de forma transdisciplinar e que são necessárias mais políticas públicas para que a lei se torne mais eficiente.

“Nós queríamos que houvesse um centro de referência com um advogado, um psicólogo e uma assistente social, para que a Delegacia da Mulher não funcionasse lá de forma capenga”, foi o que afirmou Carlos Bem, diretor da ONG Movimento de defesa da cidadania e promoção dos direitos humanos.

A empregada doméstica A.M., afirmou que não se sente mais protegida por haver uma delegacia especializada em atendimento a mulher. “Há casos que acabam não sendo resolvidos e as vítimas continuam correndo risco”, declarou.

Feminicídio

Foi sancionada na última segunda-feira (09/03), pela Presidente Dilma Rousseff, a Lei do Feminicídio (13.104/15) que considera crime hediondo e crime de homicídio qualificado todo assassinato motivado por razões de gênero, menosprezo ou discriminação contra as mulheres. A pena pode ir de 12 a 30 anos e pode ser agravada se a vítima estiver grávida ou se o e crime ocorrer nos três meses após o parto.

Onde encontrar


Nome:
entidade:
Delegacia Adjunta de Repressão a Crimes Contra a Mulher (DACCM) - São João Del Rei  
Endereço:
Avenida Leite de Castro, nº 1322 - Bairro: Fábricas - Referência: Em frente ao batalhão da PM
Cep:
36301-180
Município:
São João del Rei 


Telefone:
(32)3379-1056
Fax:
 (32)3371-2227
E-mail:

Texto: Carolina Monteiro Colombi
Foto: Divulgação

3 comentários:

  1. A matéria está muito boa, cheia de fontes e informações importantes, mas faltou o principal. Desde quando SJDR conta com essa delegacia? Onde funciona? Qual o efetivo total? Precisamos de dados. Se a matéria tem como título "Mulheres já contam com delegacia especializada em SJDR", seria interessante trazer essas informações. Se puderem, por gentileza, acrescentar, será interessante para que nós, da imprensa regional, repassemos aos ouvintes e leitores. Achei que ficou um "buraco" no texto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rhonan. Já estamos acrescentando as informações.

    ResponderExcluir



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes