Diversidade, mídia, arte e práticas educacionais são temas do ANPEd Sudeste


O 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste discutiu, em seu terceiro e penúltimo dia, diversidade, mídia, arte e práticas educacionais. Uma das três mesas-redondas contou com a pesquisadora e professora da UFMG, Inês Castro Teixeira, que ressaltou a importância de “educar como prática da liberdade, educar como ato de emancipação do sujeito”. No início da noite, houve um lançamento coletivo de livros.

Culturas e Diversidades – No teatro do Campus Dom Bosco, o Eixo 5 discutiu culturas e diversidades em debate coordenado pelo professor da UFOP Marco Antônio Torres, além de André Márcio Picanço Favacho, da UFMG, e Anderson Ferrari, da UFJF, que compuseram a mesa. Debateu-se muito sobre o aluno que se considera diferente na escola, e também sobre o papel do professor pesquisador nessa área. “Diferente tem a ver com alguma normalidade”, frisa Picanço. “Interessa-me o que acontece na sala de aula, mas também o que acontece para além do conteúdo”, enfatiza Ferrari. Após a colocação de cada convidado, a plateia apresentou suas questões aprofundando o tema abordado.

Políticas e práticas educacionais – A mesa-redonda do Eixo 2, que aconteceu no anfiteatro, abordou a temática “Políticas e práticas educacionais”. A coordenação do debate coube à Profa. Maria Rita Neto Sales de Oliveira, do CEFET-MG. Compuseram essa mesa Antônio Flávio Barbosa Moreira, da Universidade Católica De Petrópolis e UFRJ, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, da UFMG, e Helenice Maia Gonçalves, da Universidade Estácio de Sá. Durante a sua palestra, o professor Antônio Flávio, comentou sobre a grande importância desses estudos:

– “Não acredito que alguém possa não se interessar pelo currículo, é o coração da escola”.
O foco das discussões consistiu na relação de pesquisas e estudos acadêmicos com o desenvolvimento da educação.

Arte e mídia – A tenda principal da ANPED Sudeste foi agraciada com uma mesa redonda cujo tema era “Pesquisa, arte, mídia e educação”. Nilda Alves, ex-presidente da ANPED e atual docente da UERJ, apresentou seu último projeto sobre o que a pesquisadora chama de “os ‘mundos culturais’ dos docentes nas relações com imagens e sons de filmes”.

Ao discorrer sobre o projeto, Alves comparou o filme “Ao mestre com carinho” com as situações vividas atualmente nas escolas:

– “Antigamente os professores levavam ingredientes para ensinar receitas aos alunos e, com isso, diferenciar as aulas; hoje eles levam o IPhone para entretê-los”.

Compuseram essa mesa os professores Inês Teixeira (UFMG) e César Leite (UNESP), sob a coordenação da docente do curso de Pedagogia, da UFSJ, Giovana Scareli. Dentre as temáticas abordadas, Leite discutiu sobre como as crianças veem o mundo através de filmagens feitas por elas mesmas, enquanto Teixeira destacou que a mídia, a pesquisa, a educação e a arte possuem, cada uma, um modo de “olhar” diferente para a sociedade.


Veja como foi:




Texto: VAN/Andreza de Cácia, Rafaela Domingueti e Richardson Freitas

Foto: Jederson Lucas

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