ANPEd Sudeste discute leitura, memória e movimentos sociais



O segundo dia do 11º Encontro de Pesquisa em Educação concentrou as discussões em temas ligados à alfabetização, memória e movimentos sociais, segundo informações publicadas no site da ANPED (www.anpedsudeste2014.com.br). As três mesas realizadas na tarde de segunda (13), no Campus Dom Bosco, da UFSJ, reuniram especialistas e pesquisadores, com destaque para professora da UFMG, Magda Soares, que não teve problema em afirmar que a educação brasileira vem de anos de fracasso.

Memória e Patrimônio – A mesa redonda realizada na tenda principal foi mediada pelo Prof. Dr. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos (UFJF), com a presença dos professores convidados José Gonçalves Gondra (UERJ) e Sônia Regina Miranda (UFJF). O tema em questão foi “Pesquisa, Educação, Memória e Patrimônio” - eixo temático 8 – em que os pesquisadores estabelecem relações com o desenvolvimento educacional.

Gondra explica em sua tese como foi essencial o desenvolvimento educacional no séc. XIX para que a educação atingisse o atual estágio.  Miranda, por sua vez, relaciona a memória com o desenvolvimento, levando em consideração vivências pessoais e transmitidas pelos seus mestres.

Movimentos Sociais e Novos Protagonistas – No eixo 6, o tema colocado em discussão foi “Pesquisa, Educação, Movimentos Sociais e Novos Protagonistas”. Essa mesa redonda, realizada no anfiteatro e coordenada pela professora da UFV, Lourdes Helena da Silva, contou com a presença de mais três convidados: Ana Maria Rabelo Gomes (UFMG), Maria da Glória Marcondes Gohn (Unicamp), além do professor da UFF, Paulo César Rodrigues Carrano.

O debate destacou, principalmente, o ressurgimento da polifonia de vozes marginais por meio de protestos, ONGs, fóruns, conselhos, dentre outros tipos de organização, por meio dos quais buscam seus direitos, um governo melhor e uma sociedade igualitária. A pedagoga Virgínia Marino destaca a importância de  se discutir o tema, já que “os movimentos sociais fazem parte da formação da educação humana”.

O professor Carrano também comenta sobre a participação do jovem nos novos movimentos sociais:

– “Os jovens sempre estiveram ativos nos movimentos, porém agora estão unidos em uma ação coletiva, o que os fortalece”.

Leitura e escrita – A mesa redonda realizada no teatro do Campus Dom Bosco contou com a coordenação de Francisca Isabel (UFMG) e foi composta pelos professores José Francisco Soares (INEP), Ana Luiza Smolka (UNICAMP) e por uma das mais esperadas presenças do evento, a professora emérita da UFMG, Magda Soares. O tema em debate no eixo 7 foi “Pesquisa, leitura, escrita e educação”, com o foco principal na alfabetização brasileira e nas metas que devem ser traçadas para que o ensino seja melhorado.

Em sua palestra, o professor Chico Soares usou uma frase de Ziraldo como base para sua fala: “ler é melhor do que escrever”. A partir dessa proposição, descreveu seus métodos, como atual presidente do INEP, para buscar formas mais efetivas para a garantia do direito de aprender. Ana Luiza Smolka ressaltou pontos polêmicos, enquanto Magda Soares discorreu sobre a “Alfabetização: sempre uma questão”.

Veja como foi:



Texto: Ana Luiza Fonseca, Leonardo Duque e Nara Mendonça

Foto: José Eugênio

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