Estudantes da APAE praticam esporte na UFSJ


Alunos da Associação de Pais de Alunos Especiais (APAE) participam do projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). De acordo com umas das orientadoras do projeto, Telma Freitas, desde 2007 o curso de Educação Física, realiza trabalhos que levam esportes adaptados aos alunos das APAES. 

A orientadora explica que o projeto “Programa de Educação Física e Esportes Adaptados destinado a alunos atendidos pelas APAES do município de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes”, desenvolvido pelo  Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde (DCEFS) começou de forma voluntária e foi institucionalizado em 2008. E tem como princípio possibilitar que o desenvolvimento da autonomia e da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, através das práticas esportivas e lazer, que estimulam o desenvolvimento das potencialidades e a vivência social. 

De acordo com a professora da APAE, Solange Santiago, o programa é interessante, porque atende de forma diferenciada as necessidades dos alunos. “São oferecidas mais de uma turma, o que possibilita maior atenção aos alunos. Além disso, trabalhar com modalidades diferentes faz com que eles possam escolher quais atividades se adaptam melhor. ”, explica. 

Para a orientadora a principal barreira enfrentada quando se trabalha com os alunos da APAE é a falta de conhecimento sobre o assunto. “O receio de trabalhar com eles vem do desconhecimento, que só existe, porque de uma forma geral, esses alunos não estão incluídos na sociedade. O programa tem a finalidade de ser um passo para a inclusão”, acrescenta. 

O bolsista do projeto, Marcus Vinícius Ávila, ressalta o interesse dos alunos que geralmente não faltam às atividades e estão sempre com vontade de aprender. E comenta sobre seu desejo de trabalhar com estes alunos. “Sempre tive vontade de trabalhar com esse público, mas a universidade ampliou as possibilidades que eu não enxergava antes de entrar no projeto”,explica. 

As atividades são realizadas toda segunda e quarta-feira no Campus CTAN – Campus Tancredo de Almeida Neves. Os esportes escolhidos para este ano foram futebol e diversas modalidades de ginástica. 

Texto: Camilla Silva e Sílvia Reis
Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes