Segundo pesquisas realizadas no Brasil pelo grupo Ipsos, 28% das pessoas tem procurado comer menos carne. Esse fator pode ser creditado aos resultados alarmantes sobre as doenças geradas pelo consumo excessivo de carne. “A escolha de uma vida saudável é o que está motivando o aumento contínuo de vegetarianos” é o que afirma a nutroterapeuta Lia Pavanelli, que recentemente inaugurou em São Jõao del Rei o primeiro reastaurante especializado em pratos vegetarianos e veganos da cidade: o Espaço Aion.
Nascida em São Paulo e residente em São João del Rei há sete anos, Lia que é formada em nutroterapia. Ela acredita que o aumento da procura de alimentos saudáveis é consequência de uma conscientização sobre os perigos que uma vida desregrada pode gerar. Segundo ela, pesquisas médicas comprovam que pessoas vegetarianas tem menos chances de sofrer problemas relacionados ao câncer de intestino e ao diabetes precoce.
Lia conta que o cardápio vegetariano é mais prático de ser preparado devido a variedade de ingredientes disponiveis para suprir de maneira satisfatória os nutrientes da carne, uma vez que a vitamina B12 - que é essencialmente animal - pode ser obtido por meio de outros elementos.
A alimentação natural chegou no Brasil por meio da Macrobiótica, logo em seguida o movimento Hare Krishna teve facilidade de difundir o vegetarianismo. Nos últimos anos, surgiram os veganos, esse grupo chama atenção da sociedade para a manipulação da indústria alimentícia e dos mais tratos aos animais. De acordo com Lia, o veganismo vem adquirindo visibilidade e respeito, já que possui um viés conscientizador.
Pavanelli ressalta a significativa receptividade que o restaurante tem recebido, já que busca suprir as expectativas naturistas em uma cidade tradicional. Por isso mesmo, tem conseguido a adesão não só dos vegetarianos, como também dos onívoros (aqueles que consomem vegetais e produtos animais em geral), desde que saibam da inexistencia de carne na alimentação oferecida.
VAN/Ana Claudia Lima; Nayara Oliveira
Foto: Divulgação
Agradecemos muito a atenção e carinho na divulgação do vegetarianismo e por consequência, de nosso Espaço. Foi um prazer recebê-las e gostamos muito de contribuir para a VAN. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirNo entanto, gostaria de fazer algumas observações e correções no texto uma vez que pode ter ocorrido algum equivoco na interpretação e edição das declarações feitas por mim na entrevista.
Em primeiro lugar, é correto sim dizer que vegetarianos tem menor chance de sofrer de doenças como cancêr , hipertensão , obesidade e por consequência o diabetes tipo 2. Bem entendido que o diabetes não está diretamente ligado ao consumo de carne e sim à má alimentação, seja em uma dieta vegetariana ou não.
Quanto ao terceiro parágrafo gostaria de esclarecer que são três respostas para três perguntas que nos foram feitas e que para quem lê e procura informação, talvez fique confuso. As perguntas foram: 1- O cardápio vegetariano é pratico e ou mais fácil de ser preparado? R.: Sim devido a variedade de opções e suas infinitas formas de preparo.
2- Uma dieta vegetariana supre a necessidade de nutrientes para uma vida saudável? R.: Sim, se a dieta vegetariana for rica e variada em alimentos saudáveis.Podemos suprir tranquilamente a necessidade proteica principalmente em alimentos como leguminosas e oleaginosas, estas em menor quantidade.
Quanto à vitamina B12, é correto dizer que é essencialmente de origem animal, porem, é contraditório afirmar que pode ser obtida por outros meios a não ser que este "outro meio" seja suplementação orientada por profissionais de saúde. Hoje podemos encontrar suplementos veganos de b12 mas provavelmente de origem sintética. É necessária a suplementação de b12 caso seja constatada sua deficiência. Vegetarianos e veganos devem estar atentos.
Agora vamos para o quarto parágrafo, no qual as queridas jornalistas conseguiram fazer uma salada melhor do que a que servimos no almoço do Espaço. Declarei que a ALIMENTAÇÃO NATURAL sim, chegou no Brasil através da macrobiótica e que logo em seguida o movimento Hare Krishna teve facilidade de difundir o -aí sim- VEGETARIANISMO, ambas as doutrinas, se podemos assim dizer, além de suas restrições na alimentação, são acompanhadas por práticas e concepções "espirituais". Veganos são vegetarianos estritos, ou seja, excluem de sua alimentação carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte, etc.), ovos, mel, gelatina, etc. J Os veganos, além de não consumirem nenhum alimento de origem animal, também evitam, sempre que possível, o uso de couro, lã, seda e pele, e de outros produtos de origem animal, como óleos e secreções, presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes,etc.. O veganismo não tem nenhuma relação com doutrinas espirituais e tampouco com estilo de vida saudável.
E é verdade que o restaurante é frequentado pelo público vegetariano e, em sua maioria, por não vegetarianos, pois são todos muito bem-vindos quando a intenção é compartilhar de um alimento sem violência, feito com ingredientes saudáveis e muita positividade!
Gratidão a todos os que prestigiam nosso trabalho.
Atenciosamente, Lia Pavanelli ( Lila).