Fortes chuvas em São João del-Rei: moradores falam após passados mais de dois meses


As fortes chuvas que cairam em janeiro de 2012, castigaram a cidade de São João del-Rei. Foram muitas as famílias que perderam bens como móveis, roupas e mantimentos, além de terem ficado ilhadas. Segundo dados da Defesa Civil de São João del-Rei, foram atingidas diretamente pelas chuvas cerca de 1200 pessoas e 500 casas, além de ruas e pontes, que foram interditadas e danificadas. Agora, mais de dois meses após as chuvas, os atingidos ainda se recuperam.
Maurício Possa Lopes, agente da Defesa Civil da cidade, disse que o trabalho de monitorar e auxiliar as secretarias municipais para o apoio das famílias foi feito e que o governo prometeu cerca de 900 mil reais para auxílio em São João del-Rei, mas não sabe se a quantia foi realmente entregue à prefeitura.
Durante as enchentes, surgiu a Brigada Voluntária Anjos das Vertentes, que começou com uma página criada na rede social facebook por Beto Sanches, pedindo solidariedade às vítimas das chuvas em São João del-Rei. O movimento cresceu e da internet foi para as ruas, com vários voluntários auxiliando no recolhimento e distribuição das doações arrecadadas.
Dona Romilda, moradora do bairro Colônia do Marçal, teve sua casa invadida pela água e conta que salvou alguns pertences, mas perdeu o guarda-roupas, armário da cozinha, mantimentos, dentre outros bens. Outro morador, também da Colônia do Marçal, que teve sua casa atingida foi o senhor Cláudio e sua mulher Agnalda. O casal perdeu guarda-roupas, o armário da sala, computador, além das 30 galinhas que criavam no quintal da casa.  Os moradores contam que levou cerca de uma semana para a água abaixar e após as enchentes, eles tiveram que contar com doações de amigos e parentes para se reestruturarem.
Atualmente, dois meses após as chuvas, as famílias continuam nas casas atingidas e com o próprio trabalho se recuperam aos poucos. Nas casas, as marcas na parede evidenciam o volume, a altura que a água atingiu. Os moradores se dizem abalados e ainda sentem medo quando cai uma chuva mais forte: será difícil esquecer o trauma vivido em janeiro passado. 

Reportagem: Fernanda Morais Amaral.
Foto: Prefeitura Municipal de São João del-Rei. 
--
Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.
 

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes