Mulher motorista de ônibus é pioneira em São João Del-rei


 Quando perguntamos a uma criança o que ela quer ser quando crescer ninguém leva muito ao sério a resposta, nem deveria. Afinal, sonhamos em ser tanta coisa nessa fase: médico, astronauta, jornalista, bombeiro, enfim, sonhos e anseios nos primórdios da vida apelidada de infância. Em São João del-Rei no final da década de 80 uma garotinha respondendo a essa pergunta, afirmou que iria se tornar motorista, hoje, a então mulher de 33 anos, Sarita Passarelli, não só realizou seu sonho, como é pioneira. A primeira mulher motorista de ônibus da cidade.

“Tá vendo aquilo uma mulher no volante!” relembra Sarita rindo, quando escutava os perplexos passageiros quando a avistam dirigindo. Ela inicia os trabalhos oficialmente em janeiro do ano de vem, mas já anda fazendo algumas linhas pela cidade, como a IF/Ctan, motivo de surpresa na cidade. Ela é agora o assunto do momento, virou notícia pela cidade. Viúva e mãe de dois filhos, Sarita procura levar um vida tranqüila no bairro Fábricas. A família vem a apoiando nessa nova fase de sua vida. Segundo ela, quando seu pai soube na noticia, ficou emocionado. “Meu pai ficou bem orgulhoso, até chorou!” Já os filhos dizem estar orgulhosos da mãe. “Eles gostam muito de ver a mãe nesse emprego”.
Quem a vê trabalhando não imagina o caminho percorrido até o volante. Tudo começou em 2007, quando ela entrou na companhia como cobradora e já almejava o emprego de motorista. “Eu já dirigia, eu tinha carteira B. Quando perguntei para o meu patrão [sobre o emprego], o Mauro, ele disse que sim, teria oportunidade caso conseguisse tirar minha carteira D”. Com muita persistência Sarita começou a correr atrás da habilitação para veículos grandes. Ela aguardou quatro anos, até que conseguiu tirar a carteira D, foi nesse período que surgiu a vaga de manobrista na empresa. Onde permaneceu até dois anos e há dois meses surgiu a promoção. Segundo Rafael Felipe, eletricista da empresa e amigo da motorista. “Sarita dirige muito bem. Sempre teve determinação de mudar de função. O sonho dela sempre foi de ser realmente motorista.”
Com brilho nos olhos, de quem consegue realizar um antigo desejo, Sarita fala de seu amor pela profissão “Eu adoro dirigir, esse lance de ser a primeira é temporário, logo vai aparecer mais. Eu espero que apareça.” Quando chegamos para entrevista-lá, estava ocupada, manobrando um ônibus na garagem da empresa. Do começo ao fim da entrevista parecia não estar acreditando naquilo que estava passando na sua vida, ela estava mudando de cargo, agora era motorista, seu colega de serviço até brincou “Sarita merece ganhar um Honra ao Mérito na prefeitura!” Mesmo que ela não ganhe nenhuma condecoração, o maior prêmio foi o que Sarita já deixou na cidade, não apenas pelo fato de ser mulher, mas como dizia a música, ‘Quem acredita sempre alcança’ e hoje pode até existir barreiras e aquele velho preconceito no mercado de trabalho, mas Sarita é categórica em dizer “Eu Lutei muito para isso. E aceita quem quiser. O sonho é meu! Preconceito comigo realmente não rola!”.  

Reportagem: Marlon Bruno e Clara Varginha.


--
Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.

Um comentário:

  1. OLA SARITA BOM DIA MAS QUE MERECIDA A SUA VITORIA QUE OUTRAS VENHA E COM CERTEZA VOCE AS VENCERA DE SEU AMIGO NASCIMENTO EX MOTORISTA PARABENS

    ResponderExcluir



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes