Dores de Campos é alvo da expansão do Rugby em Minas



O primeiro treino de Rugby em Dores de Campos foi realizado no sábado (01/11), na sede do Dorense Clube e reuniu mais de 60 crianças e adolescentes. Estavam presentes no evento o vice-prefeito Itamar, o presidente do clube Expedito Belo Silva e o secretário de esportes Nilton Santos Ribeiro.Na região das Vertentes, o esporte já é praticado em Barroso e São João del-Rei.

Luciano Nascimento, treinador e responsável pela iniciativa do Barroso Rugby, contou que a ideia é criar uma base do esporte no interior de Minas. O objetivo é expandir o Rugby de Barroso para Dores de Campos, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e outras cidades da região. O esporte atingiu não somente Dores de Campos, com o Dorense Rugby, mas também Tiradentes com o time Aimorés Rugby, em parceria com o Aimorés Clube.

Segundo o treinador, trabalhar com o Rugby no interior é complicado devido ao pouco acesso aos equipamentos. Apesar disso, nos últimos dois anos, o Barroso Rugby conseguiu reunir bolas, escudos e sacos de pancadas que permitem a realização de um treino proveitoso.

Yanka Malta conheceu o esporte pelas redes sociais e ficou sabendo do treino na cidade através do técnico. Malta contou ter adorado o primeiro treino e que a sua visão do esporte mudou:

– “Eu achava que o rugby era um esporte violento, mas agora eu vejo que ensina o respeito”.

De acordo com Luciano, esse é um dos valores que ele deseja transmitir através do esporte, assim como a disciplina, integridade e solidariedade.

Além de difundir tais valores morais, a doação do campo para os treinos tem o objetivo de incentivar os jovens a praticar esportes, mantendo-os longe das drogas e bebidas, segundo Expedito Belo Silva, presidente do Dorense Clube.

Luciano Nascimento mostrou sua felicidade em ver o campo cheio de crianças e adolescente interessados na prática do esporte:

“Não basta guardarmos o conhecimento, temos que compartilhar isso. E a gente faz isso de forma voluntária. Não ganhamos dinheiro, mas ganhamos amigos, sorrisos e isso vale muito mais que dinheiro.”

A prática do Rugby em Dores de Campos conta com o apoio da  Prefeitura e das Secretarias de Esporte e Educação.

Texto: Aléxia Pinheiro / VAN
Foto: Aléxia Pinheiro

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes