O Instituto Auxiliadora investe no futuro dos seus alunos


Como São João del-Rei possui cursos do ensino superior, cursos técnicos e profissionalizantes, a VAN – Agência de Notícias dá início a uma série de matérias sobre como as escolas da cidade estão preparando seus alunos para o futuro.

O Instituto Auxiliadora integra a Rede Salesiana de Escolas e possui projetos voltados para o desenvolvimento do aluno e sua preparação para o futuro, desde as séries iniciais. Dentre eles pode-se destacar o Jornal Conexão IA, que segue para a 15ª edição, sendo totalmente elaborado pelos alunos, desde a produção de matérias até a diagramação. Ele surgiu a partir de uma experiência já vivida, em outra instituição de ensino, pela bibliotecária Vânia de Fátima Machado Almeida. A primeira reunião aconteceu dia 10 de agosto de 2011 e, atualmente, a equipe conta com aproximadamente 22 membros, entre estudantes e professores.

Segundo a estudante Thamirez Pina Fuks, 3º ano do Ensino Médio e repórter do Conexão IA, existe uma preocupação tanto com a transmissão das informações aos leitores, quanto com a recepção da mensagem pelos mesmos; também, a busca de informações em diversos veículos e meios de comunicação para conhecer os diversos pontos de vista sobre determinado assunto se manifesta na iniciativa, tentando, desse modo, produzir conteúdo o mais imparcial possível.

“Sou muito crítica a certos tipos de meios de comunicação, que levam a informação a grande parte da população; entretanto, não são imparciais como deveriam. São imparciais na teoria, mas, na prática, induzem a pensamentos e ideologias”, afirma a estudante do 3º ano e repórter do jornal Júlia Sade Resende. O desenvolvimento do trabalho em equipe também é relatado como ponto positivo pelos próprios entrevistados.

Além disso, os estudantes têm conhecimento das dificuldades de se escolher uma profissão e doss desafio de atuar como jornalista. “O jornalismo tem se tornado um campo difícil, um campo instável e que caminha no escuro”, diz o estudante e repórter Pedro Aluízio Resende Leão, também do 3º ano.

Nas séries iniciais existem projetos desenvolvidos para os alunos do “Infantil II”, faixa-etária de 4 a 5 anos, até o 5º ano do Ensino Fundamental. Dentre eles, a temática varia entre poesias, parlendas, desenvolvimento da leitura e apresentação de animais no “Bichonário de A a Z”. “Imagina um menino que lê 33 livros durante um ano e faz atividade durante um ano de 33 títulos, é muito! Um livro por semana! Ele não só lê: ele interpreta e a análise literária do livro é grande”, ressalta Vânia Almeida com orgulho do trabalho desenvolvido por ela em parceria com os  professores.

A instituição desenvolve ainda projetos voltados para o vestibular e ENEM. “Outro ponto positivo do Instituto Auxiliadora é que ele tem muita estrutura; então tem muito jogo e o Conexão IA é um deles. A gente consegue desenvolver essas habilidades que a gente falou aqui através deles e consegue ter essa noção de dinâmica do que a gente vai enfrentar lá fora, do que a gente vai ver na universidade,do que pode ser cobrado.”, acrescenta Pedro Leão.

Texto: Déborah Vieira e João Victor Militani
Imagens: João Victor Militani

Veja o vídeo abaixo e conheça mais:

0 comentários:

Postar um comentário



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes