Além do sacerdote, outras figuras marcaram o primeiro dia das competições
Inúmeros atletas profissionais participam da Copa
Internacional de Mountain Bike (CIMTB), que está acontecendo na cidade histórica
são-joanense; destacam-se entre eles personagens curiosos como é o caso de Krzysztofh Sopicki. Trata-se do
sacerdote, que na infância foi coroinha de Karol Wojtyla, mais tarde conhecido
como o Papa João Paulo II. Outra figura inusitada é Edicarlos Oliveira, conhecido
como “Rosinha”, apelidado assim por causa das roupas e da própria bicicleta que
é rosa.
Sopicki, natural da Polônia, hoje com 55 anos e vive no Brasil há 26, compete pela categoria Sub-60. O padre ciclista que pratica esporte desde os 13 anos de idade, fala da importância das atividades físicas:
-“O ciclismo me ajuda a descansar, a relaxar, a manter a saúde, então hoje a bicicleta me ajuda muito no serviço de sacerdote. A saúde agradece, até hoje não tive nenhum problema. Meu melhor médico é a bicicleta”.
A equipe do polonês conta com mais seis atletas, entre eles Sebastião Cardoso, 62 anos, conhecido como “Tião Coronha”. O ciclista fala sobre o bem estar de praticar o esporte:
- “Fazendo qualquer atividade física, você hoje evita de comprar remédios. Na maioria das vezes as pessoas pensam que realizar atividades é pra ficar bonito, mas pelo contrário, é para ter uma saúde melhor e um conforto na velhice.”
Outro experiente atleta é Hélio Vilela, natural de Brasília, 63 anos. Vilela conta sobre sua preparação que consistem em alimentação, métodos científicos, disciplina, treinos e foco. O atleta é tricampeão brasileiro e campeão mundial na categoria Over-60.
Já Edicarlos, o famoso “Rosinha”, competidor desde 1999, usa de sua simpatia e originalidade para chamar atenção nas competições. Natural de Belo Horizonte, ele nos conta que começou com um acessório rosa, depois uma peça de roupa e hoje usa a cor até no aparelho.
Texto: VAN/Diego Cabral, João Henrique Castro e Willian Carvalho
Fotos: Diego Cabral
0 comentários:
Postar um comentário