Educadores opinam sobre fechamento das APAES


Originada em 1954, no Rio de Janeiro, a Associação de Pais de Alunos Excepcionais (APAE) é uma organização social que integra pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. Presente aproximadamente em dois mil municípios do país, a instituição é reconhecida por sua proposta de maior atenção à pessoa com deficiência, acolhendo discriminados e rejeitados pela sociedade.
Na cidade de Conceição da Barra de Minas, a APAE existe desde 2004 e cuida atualmente de 30 alunos especiais, possuindo estrutura e sendo adaptada para melhor acessibilidade dos estudantes. De acordo com Josiele Oliveira, diretora da APAE, as escolas da cidade não têm espaço físico nem profissionais especializados para receber alunos com algum tipo de deficiência. “Sou a favor da inclusão desde que seja preferencial, porque assim ficaria a critério dos pais a decisão da melhor escola para os seus filhos” opina Josiele.  Questionada sobre alguma rejeição dos pais e alunos de escolas regulares, ela disse ser é possível que isso aconteça. “Sentimos nos passeios e visitas que o preconceito ainda é muito grande”, completa a diretora.
Entre os pontos levantados, questiona-se a capacidade das escolas regulares apresentarem as condições necessárias para receberem alunos especiais, como material diferenciado, professores treinados e acompanhamento. Para a professora Ana Paula dos Santos - que leciona na APAE há nove anos – as escolas regulares não são adaptadas e as crianças não teriam o mesmo carinho que recebem na APAE. “Acredito que a inclusão poderia levar esses alunos a pararem com os estudos, principalmente pelo receio de alguns pais, que não teriam a confiança de matricular seu filho em uma escola regular”, explica Ana Paula.
Para a vice-diretora, Mármara Mendes, da Escola Estadual Adílio José Borges, e a professora Silvânia Carvalho, os docentes não estão preparados para receber esses alunos com deficiências especiais. Mármara ainda elogiou o trabalho da APAE e Silvânia acredita em uma conciliação entre o trabalho realizado na APAE e o oferecido nas escolas regulares.

Recentemente, após anúncio do possível fechamento das APAES, mobilizações estão ocorrendo em todo o Brasil. Em 2010, foi enviado ao Congresso o projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a inclusão das minorias, tais como: alunos com deficiência, indígenas, quilombolas e estudantes do campo. Neste caso, discute-se a inserção dos alunos que estudam em escolas especiais na rede pública de ensino. Apesar disso, o líder do governo no senado José Pimentel (PT/CE) propôs cortar os repasses do governo federal, destinados às APAES até 2016, o que acarretaria no fechamento da associação.

VAN/Sabrina Silva
Foto:Sabrina Silva

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