Cia Manicômicos comemora 15 anos de transformação social em São João del-Rei.

Marlon De Paula



Apresentação da peça "A fada, a flor e a princesa" na cidade de Ibituruna
Foto: Manicômicos

O grupo teatral Manicômicos, entre os dias 18 e 28 de abril, planeja uma programação especial para celebrar os 15 anos de atuação na região. O evento contará com apresentações no espaço cultural da companhia, shows com a banda Martelo de Pano e diversos espetáculos próprios a serem realizados no Teatro Municipal. Todas as atrações contarão com preços populares.

O Manicômicos foi criado em 1998, em São Paulo, sendo transferido, em 2005, para a cidade de São João del-Rei, onde recriou sua sede. Enraizado em terras mineiras, trouxe para a região, o projeto social chamado “Arte Por Toda Parte”, que leva arte-educação para crianças e jovens nas escolas públicas da região das vertentes. A companhia também conta com o curso de formação de atores profissionais, sendo o único do interior de Minas Gerais reconhecido pelo sindicato da categoria.

“O ManiCômicos procura criar um público. Além de teatro, acontecem shows, oficinas, cursos e outros eventos. Também tornou o acesso ao teatro mais fácil, democratizou essa arte. Pessoas que nunca tinham assistido a peças de teatro passaram a frequentar o espaço”, relata André Frigo, captador de recursos da companhia e morador de São João del-Rei. André frisa o diferencial que o grupo trouxe com sua chegada à cidade, pois os moradores da região passaram a ser incentivados a consumirem arte.

Juliano Pereira, um dos fundadores do ManiCômicos, analisa o início da atuação da companhia na cidade. Segundo ele, foi realizada uma pesquisa com cerca de 1000 crianças em São João del-Rei: apenas uma porcentagem muito pequena do grupo havia assistido ou estudado teatro. “Em uma cidade que tem 300 anos de história de espetáculo, 95% da população nunca participou e nunca viu teatro?! Em 8 anos de companhia aqui na cidade, temos oficina com crianças. Isso tudo vem criando um movimento de democraticação de arte muito maior que o próprio ManiCômicos. A gente faz a diferença”, acrescenta.

A atriz Priscila Natany começou na companhia em 2007, com 15 anos, através do projeto “Arte Por Toda Parte”.  Quando começou a se interessar pelo teatro, participou por três anos do projeto. Em 2010, buscando o profissionalismo, entrou para o curso de preparação de atores oferecido pelo grupo teatral, formando-se, então, no ano passado.

Em um depoimento entusiasmado, Priscila fala da mudança causada pelo teatro em sua vida. “O ManiCômicos me abriu para o mundo. Sinto uma transformação muito grande com a  arte.  Possibilitou (essa mudança) para mim, assim como possibilita para muitas pessoas. Gera emprego na cidade e muda a qualidade da arte de São João del Rei”, conta.

Confira a programação e participe das atividades:



Um comentário:



Zuenir Ventura no 8º Felit


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes




 


DEPENDENTES DAS TECNOLOGIAS


Veja mais vídeos da região do Campo das Vertentes